Após um longo período de exclusão, a cidade de Barra do Piraí recebe através do projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB) a oportunidade de acesso à educação de nível superior.
Criado em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de expandir e interiorizar a educação superior no Brasil, através do ensino a distância, as ações da UAB têm sido implementadas no âmbito do Programas de Ações Articuladas (PAR), que em parceria com os estados, municípios e instituições públicas de ensino superior, visam identificar e alcançar as áreas carentes de educação para a devida implementação de novos polos. A UAB articula escolas já existentes, possibilitando levar o ensino superior público de qualidade, aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.Segundo o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 2009, a UAB ofereceu 129.474 vagas envolvendo 88 instituições federais e estaduais de ensino superior e 723 polos de apoio presencial. Até 2011, o sistema UAB prevê o estabelecimento de cerca de mil polos distribuídos no território nacional.
Dessa forma, foi criado o Polo da UAB em Barra do Piraí e inaugurado em 02/08/2008, cujo mantenedor é a Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). O consórcio CEDERJ é formado pelas seis universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro (UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.
O polo de Barra do Piraí oferece dois cursos na modalidade semi-presencial, Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO/CEDERJ), voltado à formação inicial de professores em efetivo exercício na educação básica pública, sem graduação, e à formação continuada aos graduados, bem como, a formação de gestores e outros profissionais da educação e o curso Tec. em Sistemas de Computação (UFF/CEDERJ), voltado à formação de profissionais competentes para a realização de tarefas ligadas à informática . Fazem parte da estrutura do polo, o fornecimento de materiais didáticos e de todos os meios para o desenvolvimento do aluno, como laboratório de informática , biblioteca e tutores presenciais para o atendimento às dúvidas dos alunos. Por meio da Plataforma, ambiente virtual do CEDERJ, os alunos tem acesso a todos os materiais de estudo, onde também são disponibilizados meios que lhes permitem sanar suas dúvidas com os tutores à distância, podendo também, essa comunicação ser mantida pelo 0800, disponibilizado pela fundação.
Através do consórcio Cederj, muitas pessoas estão tendo a oportunidade de estudar em um curso de nível universitário qualificado, cujo ensino, tem alcançado bons resultados em concursos públicos. Profissionais que buscam o seu aprimoramento por meio da formação continuada e até mesmo aqueles que visam entrar no mercado de trabalho encontraram um caminho decisivo e muito importante na construção de suas carreiras. As tecnologias da informação e da comunicação (TIC's) oferecem instrumentos que permitem a autonomia do aluno na construção do conhecimento e também funciona como uma forma de interação, promovendo aproximação entre pessoas.
A educação a distância é grande aliada no avanço do processo de ensino e na formação de profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho, pois o ensino nessa modalidade embora, apresente algumas dificuldades que tendem a ser superadas com o passar do tempo, tem se revelado uma excelente alternativa para moradores de cidades que se encontram afastadas de uma universidade pública, como é o caso de Barra do Piraí, e principalmente para aqueles que não podem custear ou seguir o horário de cursos tradicionais. Portanto, não há dúvidas, um polo da UAB em nossa cidade representa um grande progresso para a população do interior do Estado e contribui positivamente para o processo de inclusão da sociedade na Educação.
Criado em 2005 pelo Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de expandir e interiorizar a educação superior no Brasil, através do ensino a distância, as ações da UAB têm sido implementadas no âmbito do Programas de Ações Articuladas (PAR), que em parceria com os estados, municípios e instituições públicas de ensino superior, visam identificar e alcançar as áreas carentes de educação para a devida implementação de novos polos. A UAB articula escolas já existentes, possibilitando levar o ensino superior público de qualidade, aos municípios brasileiros que não possuem cursos de formação superior ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos.Segundo o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), em 2009, a UAB ofereceu 129.474 vagas envolvendo 88 instituições federais e estaduais de ensino superior e 723 polos de apoio presencial. Até 2011, o sistema UAB prevê o estabelecimento de cerca de mil polos distribuídos no território nacional.
Dessa forma, foi criado o Polo da UAB em Barra do Piraí e inaugurado em 02/08/2008, cujo mantenedor é a Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CECIERJ). O consórcio CEDERJ é formado pelas seis universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro (UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO) em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio de Janeiro.
O polo de Barra do Piraí oferece dois cursos na modalidade semi-presencial, Licenciatura em Pedagogia (UNIRIO/CEDERJ), voltado à formação inicial de professores em efetivo exercício na educação básica pública, sem graduação, e à formação continuada aos graduados, bem como, a formação de gestores e outros profissionais da educação e o curso Tec. em Sistemas de Computação (UFF/CEDERJ), voltado à formação de profissionais competentes para a realização de tarefas ligadas à informática . Fazem parte da estrutura do polo, o fornecimento de materiais didáticos e de todos os meios para o desenvolvimento do aluno, como laboratório de informática , biblioteca e tutores presenciais para o atendimento às dúvidas dos alunos. Por meio da Plataforma, ambiente virtual do CEDERJ, os alunos tem acesso a todos os materiais de estudo, onde também são disponibilizados meios que lhes permitem sanar suas dúvidas com os tutores à distância, podendo também, essa comunicação ser mantida pelo 0800, disponibilizado pela fundação.
Através do consórcio Cederj, muitas pessoas estão tendo a oportunidade de estudar em um curso de nível universitário qualificado, cujo ensino, tem alcançado bons resultados em concursos públicos. Profissionais que buscam o seu aprimoramento por meio da formação continuada e até mesmo aqueles que visam entrar no mercado de trabalho encontraram um caminho decisivo e muito importante na construção de suas carreiras. As tecnologias da informação e da comunicação (TIC's) oferecem instrumentos que permitem a autonomia do aluno na construção do conhecimento e também funciona como uma forma de interação, promovendo aproximação entre pessoas.
A educação a distância é grande aliada no avanço do processo de ensino e na formação de profissionais capacitados para atuar no mercado de trabalho, pois o ensino nessa modalidade embora, apresente algumas dificuldades que tendem a ser superadas com o passar do tempo, tem se revelado uma excelente alternativa para moradores de cidades que se encontram afastadas de uma universidade pública, como é o caso de Barra do Piraí, e principalmente para aqueles que não podem custear ou seguir o horário de cursos tradicionais. Portanto, não há dúvidas, um polo da UAB em nossa cidade representa um grande progresso para a população do interior do Estado e contribui positivamente para o processo de inclusão da sociedade na Educação.
A reportagem esclarece a contribuição do progeto Universidade Aberta do Brasil(UAB), com os municípios do interior. E atenta como Barra do Piraí está começando o trajeto do progresso em relação ao curso superior .Essas informações trazem em seu bojo a renovação e a integração de uma sociedade que tem em seu perfil a característica de ser perseverante em buscar novos conhecimentos para ter um futuro profissional de qualidade.
ResponderExcluirParabéns por seu blog. Compartilhar esse projeto da UAB em um blog é estar divulgando um trabalho que merece crescer ainda mais, abençoando outras cidades.
ResponderExcluirUm abraço...
Simone
Parabéns, o seu blog retrata bem a realidade quando revela as dificuldades de algumas pessoas em cursar uma faculdade presencial, e o quanto as tecnologias de informação e comunicação auxiliam essa moidalidade de ensino.
ResponderExcluirEtapa 7: Auto-avaliação da aprendizagem.
ResponderExcluirA experiência obtida através da AD2 foi para mim muito significativa, pois descobri um novo modo de interação que até então, só conhecia passivamente. Através do projeto de notícias, fui levada à pesquisa e com isso aprendi e pude também informar sobre um tema que está relacionado ao nosso cotidiano como aluno, porém não o conhecia de forma mais abrangente, que é o Projeto UAB.
Penso que esse tipo de avaliação em Informática é muito mais construtivo, pois não é tarefa fácil expressar em avaliações teóricas aquilo que muitas vezes não nos é possibilitado na vivência. A teoria é importante, porém se não for colocado em prática fica no esquecimento.
Elaine